Powered By Blogger
Cada qual oferece seu Fio e surgem Contos!
Cenários emergem brotando das palavras.
Tecemos a trama entre curiosidades e receios,
fazendo e desfazendo nós
cheios de vida!
A história se constrói entre as laçadas de fios-idéias, partilhados na experiência de fazer junto.
Uma jornada recheada de memórias, imaginação e saberes.
Uma convocação para conectar-se ao outro!
É assim que eu Fio Contos.


O Presente do Magos

Quando fui convidada para fiar meu conto na Festa de Confraternização das crianças na Sociedade Brasileira de Eubiose, senti-me honrada. Não só pela quantidade de pessoas queridas que estariam por lá, mas em especial porque é uma instiuição que cultiva valores humanos e espirituais de especial importância. Considerando o legado de seu fundador, Professor Henrique José de Souza (um brasileiro nascido na Bahia, filósofo, líder espiritual, músico, polígrafo, poliglota, tradutor e educador exemplar) de tanta importância para a sociedade em geral, minha participação no evento me colocou numa posição de muita responsabilidade.
Mais do que fiar uma história, era preciso fazê-lo à altura do espaço em questão.
Novamente tomei mão do conto magnífico de O. Henry, "O Presente dos Magos", mas desta vez numa linguagem mais lúdica, mais recheada de olhares doces da infância e de mergulhos fundos na alma humana.
Creio que foi um dos maiores públicos com quem tive a honra de partilhar idéias e abrir uma história.
Muitos olhares diziam "SIIIM" para as minhas observações, sorrisos aconchegantes como o colo daquelas senhoras gorduchas de bochecha cor de rosa, sempre prontas para nos segurar na infância de outros tempos.
Contribuições divertidas, crianças cheias de idéias foram trazendo uma história delicada e suave com toques de humor e graça.
Muitas reflexões sobre os valores que cultivamos na trajetória de uma vida, sobre o poder do consumo de nossa sociedade atual e sobre amor, na forma mais doce que pudemos colocar.
Um encontro que mereceu meu agradecimento especial, à toda a organização!
Convém ressaltar a apresentação maravilhosa dos coralistas da SBE Sumaré-SP que abrilhantou o evento com suas vozes delicadas e afinadas com o coração do público! Obrigada pelo presente!

Café com História- inaugurando uma parceria muito especial


Quando conheci o Café M&P recanto's, sabia que estava num espaço singular.
Ali, bem juntinho ao Diadorim, uma livraria de livros usados toda linda, numa construção super charmosa, o aroma de um café especial com um blend pra lá de secreto seduz nossos sentidos para uma pausa agradável no nosso dia.
Conversa vai, conversa vem, brotou a oportunidade de fiar contos neste espaço.
A maioria do público é de adultos, mas as crianças foram muito benvindas.
Com tratamento delicado, escolhi "O Presente dos Magos" já que o Natal estava a caminho.
Um público caloroso, olhares participativos e interessados, expressões animadas e um mergulho coletivo na história de uma moça: Clara Costa! Com seu respectivo marido Arthur Henrique, viviam a delícia de um casamento recente e a dificuldade financeira de um início de vida. O Natal traz uma mistura de gratidão e generosidade marcadas por atitudes de extremo desprendimento em prol do amor ao outro e a celebração da vida! É uma linda história, um final surpreendente, momentos que abriram muitas reflexões.
Tive contribuições impagáveis, aquelas mesmo da ordem das "coisas indizíveis" que acalentam o coração, que refletem lá no fundo da gente e fazem surgir o melhor de nós mesmos.
Obrigada demais à todas as pessoas, perdoem as que não guardei o nome! Sueli, Étore, Beatriz, Miriam e tantas outras.
Com certeza minha alma cresceu alguns centímetros naquele encontro!
Muito a agradecer para Fernando e Alexandre pela oportunidade.
E aguardem, outras virão!

Meu Reino por um Cavalo


Contar história na festa do meu filho tinha um sabor a mais. Foi um momento misturado de mãe e contadora de histórias, um momento muito especial porque tínhamos muitas pessoas queridas presentes.
Vieram  idéias fantásticas do Bento, do Felipe e do Gabriel.
Um menino sonhava em ser cavaleiro como seu pai e gtanhar um cavalo de verdade. Enquanto o sonho não se realizava, um cavalo de faz de conta servia de brincadeira. Mas de repente uma emergência o coloca à frente de um heróico desafio e as crianças o ajudaram a ter um desfecho à altura de sua coragem.
Tive preciosidades , como a "clássica" mãe rainha, o aspecto "Indiana Jones" do rei e o menino que tem um desejo grande e é atendido pelo Papai Noel e pelo pai, numa dupla premiação de heroísmo. Idéias geniais de crianças maravilhosas.
Público familiar demais é sempre um desafio! Mas como sempre as crianças foram um mar de acolhimento!
Obrigada meninos e meninas!
Eu adorei esta história!